Távola 54 de Solitários e Távola 47 de Patrocinados de Juiz de Fora
Atividade de Extensão: Estudo e prática de Meditação
Desde 1999 até os dias atuais, encontros semanais são realizados, em Juiz de Fora, para estudar e praticar a meditação. O objetivo principal é divulgar Cafh para a sociedade e, também, oferecer para pessoas interessadas a possibilidade de conhecer e vivenciar o exercício de meditação, disponibilizado pelo Método de Cafh.
Organização
Essa atividade de Extensão nasceu de uma inquietude: a necessidade de compartilhar a técnica de meditação proposta pelo Método de Cafh para o desenvolvimento espiritual. Essa inquietude se expressou primeiro como uma atividade individual que motivou depois a formação de uma equipe. E se fez uma história. Éramos um, depois uma dupla, um trio, uma dezena, outra vez um e hoje somos um quarteto. E o propósito principal desde o início era nunca deixar de oferendar esse tempo para doar o tesouro da meditação. Se não houvesse um convidado, a participação seria a oferenda. E assim há muitas narrativas lindas para contar.
Os encontros semanais têm duração de 60 minutos para prática, estudo e compartilhamento de experiências. Esse tempo é organizado assim: 30 minutos para a apresentação de temas relacionados à meditação discursiva, 10 minutos para a prática e 20 minutos para comentários. Os temas abordados são: A meditação discursiva; definição, importância na vida diária, a prática, os passos da meditação, os seus efeitos, os seus temas, a sua simbologia no processo de desenvolvimento espiritual.
A prática meditativa, inicialmente, é feita por um dos coordenadores e depois, os participantes são motivados a exercitarem, efetuando cada um dos passos de acordo com a técnica de meditação.
Estratégias usadas
A interação é uma das estratégias mais importantes para apresentar o tema e aprofundar reflexões. É através de um diálogo permanente que coordenadores e participantes compartilham conhecimentos e experiências, descobertas, comentários, perguntas, avaliações, sugestões.
A divulgação
É feita de acordo com os meios disponíveis, no momento. Nas primeiras atividades, nos anos 2000, a divulgação era através de convites pessoais aos amigos e/ou a pessoas que mostravam interesse. Depois, com a presença dos meios virtuais, a divulgação se faz através das redes sociais oficiais de Cafh.
Avaliação das atividades
As atividades de extensão são muito importantes. Muitas pessoas conheceram e participaram de Cafh. Algumas ingressaram e depois saíram; outras ainda permanecem em Cafh. E outras não ingressaram, mas continuam participando das Atividades de Extensão. O mais interessante é o respeito e a reverência que os participantes expressam por Cafh. O que chama a atenção também é observar que algumas pessoas desejam apenas participar dos encontros, sem assumir compromissos como os votos. São aspirantes que se dizem membros de Cafh.
A grande alegria é que, sempre, há um novo participante que deseja conhecer a prática de meditação e se encanta com Cafh. Nunca houve uma Atividade de Extensão que não tivesse, pelo menos, uma pessoa que participava pela primeira vez, que, então, conhecia Cafh.