Escolha uma Página

À

DAMA GRANDE MESTRE DE CAFH

INTENDE PROSPERE

TRABALHO DO GRUPO DE DAMAS E DAMINHA

TÁVOLA 70 DE SOLITÁRIOS DE

SÃO PAULO – BRASIL

Roteiro para estudo e apresentação das Ensinanças

NOVEMBRO DE 2020

INTRODUÇÃO

O grupo de Damas e Daminha da távola 70 normalmente realiza uma reunião de planejamento no início de cada ano. Em 2020 pela primeira vez foi nos dado a atribuição de escolher um entre um conjunto de cursos para ser trabalhado durante o ano.

Escolhemos o curso Práticas de Desenvolvimento Espiritual e vimos que esse curso poderia ser melhor aproveitado se tivéssemos uma abordagem mais metódica de estudo.

Em nosso grupo já temos há muitos anos a prática de dividirmos as ensinanças entre todas e, assim a cada semana uma de nós exerce a função de oradora no passo da reunião destinado ao estudo da Ensinança. Para aproveitarmos melhor o potencial das ensinanças decidimos que para cada apresentação faríamos um planejamento prévio. Foi elaborado um roteiro para esse fim.

Um aspecto importante que fez parte desse planejamento foi a proposta de que fosse apresentado um exercício específico e prático referente à Ensinança. Uma vez que o curso em si já leva a esse objetivo. Nosso trabalho foi destacar alguma atividade fácil de ser posta em prática, possível de ser experimentada e cuja experiência poderia ser compartilhada durante a apresentação da Ensinança e nos Diálogos da reunião.

Uma outra ideia que tivemos no início do ano foi a de definir que a responsável pelo ditado da Ensinança também teria a incumbência de fazer a meditação.

Pensamos que seria mais fácil de organizar o funcionamento das reuniões já que sempre fizemos rodízio de quem faria a meditação. Com uma de nós já incumbida de ser a responsável pela Ensinança pensamos que seria mais produtivo que a meditação fosse realizada usando o mesmo assunto, o que evitou dispersão e possíveis confusões sobre quem deveria meditar.

Na medida do possível fomos relacionando a Ensinança, o exercício proposto e a meditação, abarcando um assunto sob vários aspectos e ampliando suas possibilidades em cada reunião, potencializando seu estudo e vivências acerca do tema.

O ano de 2020 não pode ser considerado um ano “normal”, dada a situação da pandemia desde meados de março. Houve assim, a necessidade de adequação da reunião que passou a ser virtual. Apesar disso nos mantivemos no mesmo planejamento, e com o passar do tempo fomos nos apropriando das possibilidades oferecidas pela tecnologia com o uso das ferramentas de apresentação como power point e vídeo.

A apresentação das Ensinanças a partir de um planejamento prévio, a proposta de um exercício a cada semana e a meditação sempre em conformidade com a Ensinança passou a ser o desafio para as Filhas.

Para o trabalho anual decidimos compartilhar a experiência de elaboração da apresentação da Ensinança com esse formato. Cada Filha escolheu uma ou duas das apresentações que fez durante o ano. Os planejamentos foram reunidos pela ordem de data e páginas do Curso Práticas do Desenvolvimento.

Fizemos uma avaliação do processo que está detalhado no item “O que aprendemos com a experiência”. Também anexamos as apresentações em “Power Point” daquelas que utilizaram essa ferramenta para a apresentação.

O QUE APRENDEMOS COM A EXPERIÊNCIA

A experiência de fazer um planejamento para a apresentação de cada Ensinança, pensar qual exercício prático poderíamos sugerir, preparar a Meditação, foi uma tarefa que exigiu empenho, comprometimento, estudo, doação de tempo e de esforço de cada uma de nós.

A experiência nos possibilitou, por outro lado, aproveitar muito mais do que se fizéssemos uma simples leitura do texto antes da apresentação.

O curso estudado dessa forma nos mostrou um amplo potencial de possibilidades que talvez de outra maneira não teríamos percebido. De certa forma, Cafh e seu Método se mostrou muito mais prático e executável no dia a dia, mais do que percebíamos anteriormente.

A pandemia e toda a mudança necessária trouxe grande impacto nas nossas vidas. Apesar de preferirmos as reuniões presenciais, nós observamos que as reuniões não foram tão prejudicadas como pensamos a princípio que seria.

Percebemos que o estudo em si, a prática da meditação e o diálogo não sofreram um impacto grande por estar sendo realizada através de videoconferência.

Atribuímos parte desse resultado positivo ao fato de termos elaborado um planejamento de apresentações e de estudo. Somente a título de informação, no tempo de 15 minutos dedicados aos exercícios nas reuniões nós estudamos o curso Simbologia Arcaica, o que favoreceu a possibilidade de muita reflexão e conhecimento. Ou seja, as reuniões inteiras estavam planejadas.

Um aspecto muito importante da experiência foi tornar o conhecimento espiritual e o Método em algo muito prático. A proposta semanal de algum exercício, e ainda, a perspectiva que eram exercícios factíveis, executáveis na nossa situação atual de vida, trouxe um mar de possibilidades. Saímos de uma perspectiva meramente teórica para entrar em um espaço da vivência real, da experimentação.

Essa prática ainda está nos surpreendendo, parecendo a todas que há uma nova abordagem para um Caminho que pensávamos que já nos era conhecido.

O aspecto que mais impactou o grupo, e que provavelmente nenhuma de nós esperava, foi referente à meditação. Percebemos que o exercício de meditação utilizando um aspecto da Ensinança do dia tomou uma dimensão diferente, mais contundente, mais direcionada.

Como grupo. nós temos vindo de anos de estudo dos temas e da técnica de Meditação. Temos feito várias experiências de execução da meditação nas reuniões, sempre com o objetivo de nos aprofundarmos nos temas, na técnica dos passos, na execução em geral.

A experiência de relacionar a meditação com a Ensinança foi fundamental para fazer uma virada no sentido de melhorarmos a técnica e aprofundarmo-nos na meditação mesma.

Para quem a executa tem sido importante porque o estudo ultrapassa a teoria e se torna vivência. Para quem a ouve o assunto começa a tomar um sentido, pois há toda uma relação com o estudo que está sendo proposto com o curso.

Enfim, de maneira geral podemos dizer que a experiência do modelo adotado, possibilitou bons momentos de aprendizagens, descobertas e companheirismo.

Nas páginas abaixo há o roteiro para a apresentação da Ensinança e exemplos de como foram realizadas.

ROTEIRO PARA O PLANO DE APRESENTAÇÃO DAS ENSINANÇAS:

CURSO: PRÁTICAS DO DESENVOLVIMENTO

  • Ensinança (titulo, páginas)
  • Meditação: Técnica, tema/efeito e ideia principal
  • Ideia Central da Ensinança
  • Objetivo da apresentação
  • Forma de apresentação
  • Exercícios sugeridos

1. Ensinança:

2. Ensinança

3. Ensinança

4. Ensinança

5. Ensinança:

6. Ensinança

7. Ensinanças

8. Ensinança :

9. Ensinança:

10. Ensinança: